CURIOSIDADES SOBRE OS VINHOS DO BRASIL:
O vinhos Brasileiros estão melhorando a sua qualidade a cada ano que passa. Vamos ver algumas curiosidades dos vinhos brasileiros.

Você sabia que o “Espumante Moscatel” tem menos álcool que o
“Espumante Tradicional”?
Isso mesmo. Os espumantes moscatéis apresentam um teor de álcool entre 7 e 10%, mas geralmente não ultrapassam 8%, bem menor que os espumantes elaborados pelas técnicas convencionais, seja “Champenoise ou Charmat”, que giram em torno de 11 a 12,5%.

Os espumantes moscatéis seguem um padrão de espumantes elaborados com a técnica mundialmente conhecida como “Método de Asti”, desenvolvida na cidade de Asti (Região de Piemonte – Itália). Nesse método é realizado apenas uma fermentação* para se elaborar os espumantes, diferentemente dos métodos convencionais, onde duas fermentações são realizadas.

Além disso, a fermentação no Método de Asti é interrompida “precocemente” quando chega no teor alcoólico desejado pelo enólogo, restando assim açúcar residual no vinho, e consequentemente torna esse produto um vinho considerado “doce” (acima de 60g/l de açúcar). Dessa forma o teor alcoólico fica menor, uma vez que se interrompe a fermentação, pois ocorre uma menor formação de álcool no produto final.

* Resumidamente é a transformação do açúcar da uva em álcool e gás carbônico. O gás carbônico no caso dos vinhos tranquilos evapora e o álcool fica presente nos vinhos.