O vinhos Brasileiros estão melhorando a sua qualidade a cada ano que passa. Vamos ver algumas curiosidades dos vinhos brasileiros.
Os espumantes moscatéis seguem um padrão de espumantes elaborados com a técnica mundialmente conhecida como “Método de Asti”, desenvolvida na cidade de Asti (Região de Piemonte – Itália). Nesse método é realizado apenas uma fermentação* para se elaborar os espumantes, diferentemente dos métodos convencionais, onde duas fermentações são realizadas.
Além disso, a fermentação no Método de Asti é interrompida “precocemente” quando chega no teor alcoólico desejado pelo enólogo, restando assim açúcar residual no vinho, e consequentemente torna esse produto um vinho considerado “doce” (acima de 60g/l de açúcar). Dessa forma o teor alcoólico fica menor, uma vez que se interrompe a fermentação, pois ocorre uma menor formação de álcool no produto final.
*Resumidamente é a transformação do açúcar da uva em álcool e gás carbônico. O gás carbônico no caso dos vinhos tranquilos evapora e o álcool fica presente nos vinhos.